Muitas pessoas sofrem com os sintomas de queimação no estômago, dores de estômago, náuseas, vômitos ou arrotos. Esse problema em parte pode ser devido à dieta. Mas fique de olho, pois pode ser um sinal de gastrite e úlcera.
A boa notícia é que o problema pode ser amenizado através de mudanças na alimentação, e com um estilo de vida saudável.
A sua dieta pode influenciar tanto negativamente quanto positivamente os sintomas de gastrite e úlcera.
Um plano adequado de alimentação pode ajudar a aliviar essa condição desconfortável, e potencialmente perigosa.
Como Melhorar os Sintomas

Use estas dicas para ajudar a gerenciar os sintomas de gastrite:
– Coma pequenas refeições
Exagerar na quantidade de comida pode piorar os sintomas da gastrite. Comer quantidades menores de alimento aumenta o fluxo sanguíneo para o estômago, o que aumenta a cicatrização (1).
– Evite comer antes de dormir
Coma cerca de três horas antes de ir dormir para digerir completamente o alimento.
– Beba bastante água
A água parece ajudar a controlar sintomas de gastrite e úlcera.
Tome pelo menos 2 litros de água por dia, beba também quando os sintomas aparecerem. Ao contrário do leite, álcool e cafeína, a água não vai aumentar a produção de ácido do estômago ou causar queimação.
– Reduza o estresse
Stress diminui a função imunológica e contribui para a piora de outras questões digestivas.
– Pare de fumar e diminua a exposição à toxina
Fumar e viver um estilo de vida pouco saudável são fatores de risco para desenvolver dano estomacal e gastrite.
Fumar retarda a cicatrização da mucosa gástrica, aumenta a taxa de recorrência de úlceras e também torna mais provável que você desenvolva infecções.
Alimentos que Ajudam a Superar a Gastrite

Uma alimentação adequada pode auxiliar na busca uma saúde melhor. Os alimentos de verdade podem mudar a nossa vida.
Eles são naturais e livres de conservantes, açúcares adicionados, agentes tóxicos, entre outros malefícios presentes em alimentos industrializados. Escolha bem, e busque a orientação de um nutricionista.
Trago aqui algumas dicas que podem te ajudar a aliviar os sintomas da gastrite e úlcera.
1-Alimentos Altamente Antioxidantes

Pesquisas mostram que os alimentos ricos em antioxidantes, como os ricos em vitamina C, vitamina A e flavonóides, podem ajudar a reduzir a inflamação do estômago e reduzir o risco de distúrbios digestivos ou complicações.
As melhores fontes antioxidantes são frutas frescas e legumes.
Segundo fontes como a Universidade de Maryland Medical Center, frutas, ervas /especiarias e legumes que são especialmente benéficos para gastrite incluem cebolas, alho, abóbora, pimentão, folhas verdes, alcachofra, aspargos, aipo, funcho, gengibre, açafrão, bagas e maçãs (2).
2- Alimentos Probióticos
Uma revisão dos estudos sugere que o consumo de probióticos pode ajudar a controlar a bactéria H. pylori e tratar infecções do trato gastrointestinal que desencadeiam gastrite e úlceras (3).
Alimentos probióticos, incluindo vegetais cultivados, iogurte e kefir, têm inúmeros benefícios para quase todos os aspectos da saúde.
Eles reduzem a inflamação, regulam os movimentos intestinais, ajudam a controlar as reações a alergias alimentares ou intolerâncias, e muito mais.
3-Alho
Consumir alho cru e cozido tem sido considerado um alimento medicinal, para auxiliar em problemas gastrointestinais há milhares de anos.
O alho é um antiinflamatório natural e ainda tem algumas propriedades antibióticas.
Alguns especialistas acreditam que o alho cru pode até ser capaz de ajudar a reduzir a bactéria H. pylori e inibir o crescimento de outras bactérias nocivas (4).
4-Alimentos Ricos em Fibras

Uma dieta rica em fibras tem se mostrado benéfica para gastrite e outros distúrbios digestivos.
Um estudo feito pela Harvard School of Public Health descobriu que dietas ricas em fibras estavam associadas com um risco reduzido de desenvolver úlceras de estômago em até 60% (5).
Algumas das melhores fontes de fibras incluem nozes e legumes.
5- Gorduras e Proteínas Saudáveis

Proteínas ajudam a reparar a parede do intestino e tratar problemas digestivos, que podem desencadear inflamação. Boas fontes de proteína incluem carne, peixes, aves e ovos.
Peixes como o salmão ou sardinhas são especialmente benéficos porque são ricos em omega-3, que são poderosos antiinflamatórios e benéficos para quem sofre de gastrite e úlcera.
Outras gorduras saudáveis e fáceis de digerir incluem coco, azeite, abacate e manteiga.
Alimentos Que Pioram Gastrite e Úlcera

– Leite
Os especialistas agora acreditam que o leite estimula a liberação de mais produção de ácido e podem piorar os sintomas da gastrite. Tente trocar por derivados de kefir (6).
– Álcool
Álcool em excesso pode erodir o revestimento do estômago e fazer a inflamação piorar. Algumas pessoas não percebem um aumento nos sintomas de gastrite quando bebem moderadamente, mas outros não podem consumir álcool de todo sem provocar sintomas (7).
– Café
O café não causará problemas de estômago ou úlceras na maioria dos casos, mas geralmente faz sintomas da gastrite piorar. Em alguns casos, mesmo quando o café é descafeinado, ainda pode provocar dor. O café pode aumentar os sentimentos de queimação.
– Alimentos picantes
Alimentos picantes ou quentes não causam gastrite ou úlceras, mas podem piorar os sintomas. Estes incluem pimentas e molhos.
Quando os sintomas da gastrite aparecem é importante mudar sua alimentação e procurar orientação médica.
O melhor de tudo é se afastar de alimentos industrializados, iniciar uma reeducação alimentar e evitar os hábitos ruins.
Quando você se alimenta bem e adquire um estilo de vida saudável, isso se reflete na sua saúde e evita o sofrimento gerado por doenças.
Fonte: Dr. Juliano Pimentel