Responsável Técnico - Dr. Avelino Vicente Guzzi | CRM 9959

Hérnia Hiatal

Muitas pessoas confundem – e às vezes usam como sinônimo – a hérnia de hiato com a doença do refluxo gastroesofágico. Hérnia de hiato é a migração de parte do estômago (em casos mais sérios até do estômago todo) em direção do tórax. Esta migração ocorre pelo orifício natural existente no diafragma, chamado hiato – daí o nome hérnia de hiato.

Tratamento Hernia de Hiato (hiatal) em Cascavel

A hérnia muda a dinâmica da transição esofagogástrica, diminuindo sua capacidade de conter o refluxo, então, é muito comum a associação de hérnia de hiato com refluxo gastroesofágico. Mas há um grande número de pessoas com refluxo grave e sem hérnia de hiato, e também pacientes com hérnia de hiato e que não têm refluxo.

Atualmente, a cirurgia para tratamento da doença do refluxo é feita por videolaparoscopia. São cinco pequenas incisões, de 5 ou 10 mm, feitas no abdome. Por essas incisões são inseridos uma micorcâmera e finos instrumentos que são usados para reposicionar o estômago no abdome, tratando a hérnia de hiato, e para envolver o esôfago com parte do estômago, formando um mecanismo valvular antirrefluxo conhecido como fundoplicatura.

Tratamento de Hernia Hiatal