Responsável Técnico - Dr. Avelino Vicente Guzzi | CRM 9959

Balão Intragástrico

A obesidade é uma doença crônica considerada fator de risco para uma gama de outras afecções, como a diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e até para alguns tipos de cânceres. Ela eleva consideravelmente a morbidade e a mortalidade, prejudicando a qualidade de vida.

O balão intragástrico é uma alternativa moderna, não definitiva, de reeducação alimentar, que age, principalmente, de três formas. De maneira mecânica, diminuindo a capacidade gástrica e com isso levando a saciedade precoce. Juntamente com o estimulo hormonal, alterando o apetite. E também pela via neurogênica com seu estimulo central neuronal.

Pacientes que poderiam se beneficiar com esse método são os que apresentam IMC > 27, idade maior do que 12 anos e sem antecedente de cirurgias de remodelamento gástrico.

O tempo de permanência do balão utilizado hoje em dia, é de 6 meses há 1 ano, dependendo de seu fabricante.

Estudos demonstram redução de aproximadamente 10-20% do peso ou de 30% do excesso de peso e que a maior perda ocorre nos primeiros 4 meses, esses valores podem ser maiores ou menores de acordo com o comportamento do paciente.