Endoscopia digestiva alta ou esofagogastroduodenoscopia é um nome complicado para um exame relativamente simples e muito utilizado para identificar doenças ou desconfortos no esôfago, no estômago e/ou a primeira porção do intestino.
Como é realizado o exame:
O procedimento é feito com o paciente sedado, ele não terá nenhum desconforto ou sensação. Após a sedação e a aplicação de analgésico local (na boca e na garganta), o paciente é preparado para a colocação da sonda endoscópica através da qual o médico faz as observações e pode retirar amostras de tecidos para análises. Esse processo dura cerca de 20 minutos, e o paciente deve permanecer no ambulatório / na clínica até passar o efeito da sedação (em torno de uma hora).
Indicações:
A endoscopia é comumente indicada para investigar a existência e/ou o estágio de doenças como gastrite, úlcera gástrica ou duodenal, doença do refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, pólipos ou tumores benignos, doença celíaca (intolerância ao glúten), infecções (por H. pylori, por exemplo), e cânceres.